TECNICO DE INFORMATICA - RJ

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
TRABALHOS DE INFORMATICA - REMOÇÃO DE VIRUS - INSTALAÇÃO DE REDE E TUDO RELACIONADO A SEU COMPUADOR. PROFICIONAL COM EXPERIENCIA, 12 ANOS DE TRABALHOS BEM REALIZADOS. LOCALIZADO - TIJUCA - RJ - RIO DE JANEIRO - geovanisantana_@hotmail.com

8 de fev. de 2009

Solução para melhorar o desempenho da redeF.A.Q Redes, modems e compartilhamento de conexão

"Estive lendo os artigos de seu site e gostaria de tirar umas dúvidas... Possuo três Hub/Switch (H/S) Encore ENH916-NWY, 16 portas 10/100 full duplex.Dois destes equipamentos estão localizados no terceiro andar da empresa em que trabalho e outro esta localizado no térreo (distante uns 20m). Estão todos interligados por cabos Rj-45 Categoria-5, utilizando as portas up-link. Gostaria de saber se realmente há nenhum benefício ao utilizar a porta uplink, ou se esta porta é somente a inversão da pinagem da porta compartilhada (no caso a 16). Há perda de performance por interligar os H/Ss com um cabo deste comprimento? Existem algumas placas 10 M na rede, ligados diretamente nos H/Ss... Esta ligação fará com que os H/Ss operem somente a 10M? Minha dúvida é se o H/Ss não poderiam manter a taxa de 100M entre outros dispositivos compatíveis com 100M? Possuímos também um roteador 3Com ADSL. Neste roteador existe um Hub 10M com 4 portas. não pretendo utilizar as portas, mas este equipamento também está conectado nos H/Ss e faz o roteamento para a internet dos demais equipamentos. Novamente gostaria de saber qual a melhor forma de conectar o 3Com nos H/S visando a máxima eficiência da rede. (O 3Com também possui o Uplink)"
Oi Rafael. Ter comprado estes Hub-Swichs ao invés de Hubs 10/100 simples, foi realmente uma boa idéia. Veja, um hub simples simplesmente retransmite todos os dados que chegam para todas as estações, como um espelho. Isso faz com que o Hub, por simples questão de sincronismo, seja obrigado a sempre nivelar por baixo, ou seja, um hub 10/100 só funcionará a 100 megabits caso todas as placas de rede conectadas a ele também sejam de 100 megabits. Caso apenas uma placa seja 10/10, o Hub fará toda a rede trabalhar a 10 megabits.
Mas, um hub-switch, é mais esperto, pois ao invés de simplesmente encaminhar os pacotes para todas as estações, encaminha apenas para o destinatário correto. Isto traz uma vantagem considerável em termos desempenho para redes congestionadas, além de permitir que, em casos como o seu, onde são misturadas placas 10/10 e 10/100, as comunicações possam ser feitas na velocidade das placas envolvidas. Ou seja,quando duas placas 10/100 trocarem dados, a comunicação será feita a 100 megabits. Quando uma das placas de 10 megabits estiver envolvida, será feita a 10 megabits. Isso se aplica também ao Modem ADSL, ele não interfere na velocidade das outras placas.
Usando dois hubs comuns, seria recomendável, visando manter um bom desempenho, que o cabo up-link não tivesse mais do que 5 metros, mas usando hub-switchs não existe este problema.
Concluindo, a porta up-link realmente não passa de uma porta comum com os dois pares invertidos (justamente por isso ela é compartilhada com a última porta do Hub, na verdade ela é uma versão "cross-over" da última porta) , não tem nenhuma vantagem em termos de velocidade, apenas é mais prática, já que você poderá conectar os hubs usando um cabo de rede comum ao invés de um cabo cross-over.

Nenhum comentário:

Postar um comentário